Estudando o Antigo Testamento


Livro do Deuteronômio

Deuteronômio, uma cópia da Lei, uma segunda Lei. O livro relata de fato a segunda promulgação da Lei nas planícies de Moab.
O livro apresenta-se como um grande discurso de despedida pronunciado por Moisés pouco antes de morrer, no fim da travessia do deserto e às vésperas da conquista da Terra Prometida.

Deuteronômio 30:15 e 16
Hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. Se obedeceres aos preceitos do Senho teu Deus, que hoje te prescrevo, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará.
A vida não é uma mera extensão dos dias. A verdaddeira vida consiste em amar a Deus, obedecer a Deus e apegar-se a Deus.


Livro dos Salmos

O livro dos Salmos é um conjunto de 150 poesias. No original hebraico, esse livro chama-se "Livro dos Hinos". O nome "Salmos" vem da tradução grega. A palavra grega psalmós, indica a música tocada num instrumento de cordas chamado psaltérion, semelhante à lira e usado no acompanhamento dos hinos. É bom ter sempre em mente que os Salmos foram feitos para serem cantados e não simplesmente rezados.
Os Salmos são um diálogo do povo de Deus do AT com aquEle que é seu libertador, criador, refúgio e proteção. E, foram compostos em diferentes épocas da história de Israel e por vários autores. Os principais autores seriam Davi com 73 salmos, Asaf com 12 e os filhos de Coré com 11.


Salmos 15,11
"Vós me ensinareis o caminho da vida, há abundância de alegria junto de vós, e delícias eternas à vossa direita".
Bom é estar nos caminhos do Senhor e ter dEle a proteção!

Salmos 119:104a e 105
Dos teus preceitos recebo inteligência... Lâmpada para os meus passos é tua palavra e luz no meu caminho.
É necessário separar-se do mal e apegar-se à Palavra de Deus, saboreá-la e detestar a falsidade. A Palavra de Deus é um guia certo para o comportamento diário que nos conduz à glória.


Livro dos Provérbios

O livro dos Provérbios é uma obra didática, não se sabe quem a organizou. Salomão é apresentado como autor principal mas alguns trechos foram apenas copilados por ele. Podemos situar as raízes da obra no século 10aC.
É preciso discernimento para ler este livro. A interpretação exige prudência pois nem todos os provérbios podem valer como sabedoria cristã. Alguns exprimem um modo de ver que pertence ao Antigo Testamento e Jesus não estaria de acordo com um bom número deles, sobretudo não com aqueles que mostram preconceito e desprezo em relação às mulheres, aos estrangeiros, aos escravos, etc. e aqueles que ensinam a desejar vingança ou a não se comprometer para não sair prejudicado.
Em contrapartida, a sabedoria expressa no livro dos Provérbios é base para muitas exortações práticas das epístolas do Novo Testamento.

Provérbios 30:5 e 6
Toda palavra de Deus é comprovada: Ele é um escudo para os que nele se abrigam. Não acrescentes coisa alguma às suas palavras, para que não sejas repreendido e passes por mentiroso!
Acho que o texto já diz tudo o que é preciso... nada se deve acrescentar e nem retirar das Sagradas Escrituras. E, é certo que, no tempo de Deus, todas as promessas serão cumpridas!